28 de fevereiro de 2010


Inclusão Digital – a era do computador


A internet está explodindo, é a mídia, mas aberta, descentralizada, possibilitando a troca de informação de forma rápida e conveniente. O mundo passa por inúmeras mudanças e vamos a cada dia nos adaptando sobre tudo aquilo que influencia nosso modo de viver em especial a internet.

O grande desafio e fazer que esse instrumento que tem capacidade de informação, seja acessível e que essa tecnologia seja inserida no meio social das populações excluídas. A inclusão digital requer alem de equipamentos e recursos tecnológicos, necessita de capacitar o cidadão no uso e das ferramentas, para que possa desenvolver a utilização sem necessitar de intermediários e com total autonomia .


Investimento do Governo


Nos últimos anos o governo federal vem investimentos em programas, os custos chega aproximadamente R$ 509,2 milhões (dados do ministério das comunicações) em projetos relacionados a inclusão digital, e tem tido bons resultados, junto com o ministérios da Comunicações, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia.

Nesta quarta-feira, 24 saiu no Diário Oficial da União um edital publicado pelo Ministério do Planejamento, que pretende implantar três mil telecentros no país e a reestruturação de outros pólos de atendimento de acesso a informática e tem sido apontado como a grande aposta de 2010 em prol dessa causa. O projeto visa atender todos que tem interesse pelo assunto, com acesso livre e com qualidade de funcionamento.

A inclusão digital ainda é um desafio sob vários aspectos no Brasil, mas tem sido combatida e estuda, devemos e podemos todos contribuir para que cada vez mais a exclusão seja eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores